Passando por aqui? Deixe um comentário ou, que tipo de reportagens gostaria de ver....

Olá....

Obrigada por sua visita,deixe um comentário, ou se preferir, coloque alguma matéria interessante que eu publicarei. Bjks enormes...Irma

Powered By Blogger

Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MAIOR QUE O AMOR!

MAIOR QUE O AMOR!



Escreveu Carlos Fernando Priess (*)



Era uma mulher especial, a Chiquinha. Sempre sorridente e carinhosa com todos os seus, com todos que conhecia.



Durante muito tempo, quando a visitava, ainda era garoto, acompanhado de minha mãe ou minha avó, ali na Rua Brusque, numa casa, que parecia uma mansão, com uma grande varanda.



Era uma exímia modista e preenchia seu tempo fazendo costuras para suas amigas, e com isso, tinha também, a sua renda própria. Infinita em bondade, criatura fora do comum, perfeita em tudo, até em "aparentar" felicidade com as aventuras do marido Senhorzinho.



Ele, um caixeiro viajante, trabalhador e conhecedor profundo da técnica de venda, temperado na luta pela vida e foi sempre um bem sucedido vendedor.



Contam que um dos primeiros carros, adquiridos por um homem de origem humilde, foi o dele, que veio de navio com um outro automóvel, comprado pelo empresário Paulo Malburg.



O Senhorzinho, era assim que o chamavam, durante muito tempo trabalhou com a venda de perfumes e carregava em sua pasta palitos, com os quais, mostrava aos clientes, o tipo de aroma. E porisso pegou o apelido, que levou por toda a sua vida: era o PAU CHEIROSO.



Um homem sério e trabalhador, que por ser caixeiro viajante, deveria levar uma vida invejável, não partilhava do dia-a-dia da Chiquinha, na criação dos filhos, na lida doméstica, mas nunca deixava faltar o pão, e isso, com certeza, o fazia sentir-se um homem realizado, responsável, cumpridor dos seus deveres.



Muito simpático amigo de todos, sorridente, levava sorte com as mulheres, e teve em verdade muitas namoradas, que a Chiquinha sabia, desconfiava, ou flagrava vestígios na roupa do Senhorzinho. Ela, uma verdadeira santinha, em extinção.



Chiquinha, na sua infinita bondade, não querendo alimentar esse tipo de problema, preferia ficar quieta e levar a vida assim mesmo, até porque o Senhorzinho era um homem presente e responsável com as coisas da casa.



Entre as muitas namoradas que ele teve, uma foi mais marcante, de nome Laura. Teve com ela dois filhos, que a Chiquinha sabia, e não deixava transparecer que tivesse conhecimento.



Laura, a namorada, com o nascimento do segundo filho, teve muitas complicações de saúde, e, quando o menino atingia aproximadamente dois anos, veio a falecer, deixando o Senhorzinho numa situação muito delicada. Afinal ficara com dois filhos, fora de casa, e tinha com a Chiquinha cinco filhos.



O que fazer? As crianças ficaram com a avó materna, até que algo pudesse ser feito.



Num determinado dia, ele ficou em casa, não conseguia trabalhar. Ficou rodeando a Chiquinha, que trabalhava em sua máquina de costura.



Chiquinha, conhecendo como conhecia o marido, perguntou:



- Senhorzinho, o que tens para me dizer ou pedir, já que não foste trabalhar e ficas aí me rodeando, pra lá e pra cá?



- Nada mulher! Apenas resolvi ficar em casa, para estar contigo!



E continuava em redor dela, com a cara de quem queria dizer alguma coisa. Transbordava a olhos vistos, uma ansiedade. Pegava coisas para comer, beliscar e voltava para perto da Chiquinha.



Para surpresa do Senhorzinho, diz sua mulher:



- Por que você não traz essas crianças para viverem aqui com nossos filhos?



Foi como um choque elétrico. Sentou-se e perguntou:



- Oh, mulher, então tu sabes? Estou sofrendo. Chiquinha e não sei o que fazer com os dois meninos!



- Pegue seu carro e vá buscar essas crianças. Onde comem cinco, comem sete, vá correndo e traga os meninos – disse.



E lá foi ele apressadamente na casa da mãe de sua falecida namorada, trazendo o Manoel e o Ênio, que se juntaram aos demais e recebendo da Chiquinha o mesmo amor, a mesma dedicação.



Foram todos, exemplos de filhos. E quis o destino, Deus, que o menor, o Ênio, se transformasse numa espécie de filho preferido, até porque era o mais moço. E todos os filhos da Chiquinha, também, trataram por toda a vida, seus meios-irmãos com todo carinho e sem qualquer discriminação.



E Ênio, o mais moço, foi sempre de uma dedicação especial para com a sua mãe adotiva, como que retribuindo o amor que recebia.



Chiquinha foi realmente uma criatura fora do comum, amada e venerada por todos os filhos, pois o seu amor sempre, muito especial, o que foi sempre correspondido.



O Senhorzinho continuou um namorador contumaz, mas o tempo passou e ele veio a falecer.



A Chiquinha faleceu já com mais de 80 anos e tendo sempre o carinho e a dedicação de seu adotado filho Ênio, e quis Deus, que ela falecesse nos seus braços.



Só um amor muito grande pode nos mostrar uma lição tão fantástica!



Hoje a sepultura da Chiquinha tem uma chama acesa, permanentemente, numa lamparina improvisada, mas que com um pavio, com um óleo especial, se mantém viva, graças à dedicação desse filho maior, que não nasceu de suas entranhas, mas que é infinitamente agradecido.



Um exemplo fantástico de vida, que podemos dizer que é muito maior que o amor.



(*) Advogado/economista – carlos@priess.com.br



Itajaí – Santa Catarina

Rua Lauro Muller, 478 – apt. 902N – Edifício Porto Atlântico

88301-400 – Itajaí – Santa Catarina

Telefones: 47 3348 1203 e 99871072













Leia - Participe - Divulgue
Jornal Temas em Debate
Carlos Fernando Priess

Nenhum comentário:

Postar um comentário