Passando por aqui? Deixe um comentário ou, que tipo de reportagens gostaria de ver....

Olá....

Obrigada por sua visita,deixe um comentário, ou se preferir, coloque alguma matéria interessante que eu publicarei. Bjks enormes...Irma

Powered By Blogger

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

AÇÕES CONCRETAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL...O que José Serra irá fazer

O que José Serra irá fazer
· Serra vai criar uma Rede Nacional de Reabilitação inspirada em iniciativas como a Rede Lucy Montoro, em São Paulo, e a Rede Sarah, de Brasília.

· Vai oferecer estímulos para a contratação de pessoas com deficiência pelos governos e empresas privadas.

· Irá organizar espaços com garantia de completa acessibilidade nas ruas, calçadas, conjuntos habitacionais e prédios públicos e privados em todas as cidades.

· José Serra vai criar um Ministério Especial encarregado de formular uma ação nacional para a inclusão social de pessoas com deficiência.



O que José Serra já fez

· Serra criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal que tornou obrigatório o popular teste do pezinho – que desde então permitiu mais de 20 mil diagnósticos precoces de anomalias congênitas em todo o Brasil.



· Serra não parou por aí e começou a equipar os hospitais para realizarem o teste da orelhinha. A deficiência auditiva é a doença mais diagnosticada no período neonatal, quando comparada a outras patologias.



· Serra aprovou uma portaria credenciando alguns serviços a fornecer o aparelho de ampliação sonora, gratuitamente, aos bebês com deficiência auditiva, reembolsados então pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



· Serra criou a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o objetivo de impulsionar parcerias e projetos que priorizem o acesso à saúde e à educação, o aumento no nível de empregabilidade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, que correspondem a 11,5% da população do Estado de São Paulo.



· Implementou a Rede Lucy Montoro, centros de saúde de última geração voltados exclusivamente para o atendimento e reabilitação de pessoas com deficiência, contando com oficinas terapêuticas, oficinas de próteses, piscina para hidroterapia, laboratório de avaliação cardiovascular, quadra poliesportiva, espaço para condicionamento físico, salas para RPG e terapia ocupacional e outras estruturas.



· Criou o Programa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência que tem como objetivo qualificar pessoas com deficiência visando a sua contratação por empresas parceiras. Faz parte do treinamento um programa de 415 horas em módulos que abrangem competências universais, técnicas e orientação profissional.



· Realizou, pela primeira vez no país, o Fórum de Empregabilidade, reunindo setor público, iniciativa privada e organizações não governamentais em torno da discussão, proposição e articulação de ações de inclusão no mercado de trabalho.



· Com o objetivo de disponibilizar habitação para todos, Serra determinou que a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) desenvolvesse casas com o conceito de Desenho Universal, ou seja, moradias adaptadas para pessoas com deficiência e pessoas com dificuldade de locomoção, como crianças, gestantes e idosos.



· Serra lançou o Programa Praia Acessível, que disponibiliza cadeiras de rodas anfíbias que facilitam o acesso de pessoas com deficiência às praias paulistas. As praias nas cidades de Santos, Bertioga, Ilha Bela, São Sebastião, Guarujá, Praia Grande e Ilha Comprida contam com postos formados por uma equipe de três pessoas, que orientam e auxiliam na entrada e saída do mar.



· Serra, em parceria com a iniciativa privada e com o apoio da Rede Lucy Montoro, criou o concurso de Moda Inclusiva para promover a discussão nesse setor sobre a necessidade de se pensar e fazer moda respeitando a diversidade.



· Serra fez a implantação do Parque Tecnológico e do Memorial da Inclusão.



· Serra criou o Prêmio Governo do Estado de São Paulo de Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência, dando reconhecimento público a quem investe e se preocupa com ações inclusivas.



· Serra realizou as Paraolimpíadas Escolares.



· Serra criou o Centro de Treinamento de Cães Guias.



· Serra realizou o Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação.




Maria Isabel da Silva
Jornalista-São Paulo/SP
Cidadania e Inclusão se faz com Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário